sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

EGGNOG COM UM TOQUE PORTUGUÊS

  
 
   Desde sempre tenho visto em séries e filmes americanos que se passam na época natalícia referência ao egg nog e, confesso, sempre tive curiosidade em provar, saber o que leva e como se faz...
 
   Pois bem, a minha curiosidade levou a melhor desta vez... Fui pesquisar várias receitas e fiz-lhes algumas alterações, retirei as natas e em vez dos tradicionais rum e brandy usei o nosso Vinho do Porto e gostei muito do resultado! A cor ficou ligeiramente mais rosada, mas os sabores surpreenderam-me pela positiva!
 
   Experimentem!
 
2 ovos (gemas +claras)
2 colheres de sopa de açúcar
Essência de baunilha
1 cálice de Vinho do Porto
Uma pitada de sal
1 copo de leite morno
Noz-moscada
Canela em pó
 
Coloque as gemas com uma colher de açúcar num recipiente em banho-maria e mexa sempre até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada.
 
Acrescente o sal, a baunilha e o Vinho do Porto, continuando a mexer.
 
Deite o leite morno, mexa e retire do fogo. Deixe arrefecer.
 
Enquanto isso bata as claras em castelo e misture delicadamente ao preparado anterior.
 
Na altura de servir polvilhe com a noz-moscada e a canela em pó.
 
 
 

21 comentários:

  1. Convenceste me a experimentar sem dúvida!!
    Ficou maravilhoso!!
    Beijinho
    Bom fim de Semana
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Que doce sugestão:) E ficou com um aspecto óptimo. Acho que vou experimentar, sempre vi nos filmes e tal como tu ficava curiosa:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também tenho imensa curiosidade :) tenho que fazer!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Sabe que eu também sempre tive essa curiosidade Paula. Muito obrigada por mostrar como se faz e o melhor de tudo, fazendo as suas adaptações de acordo com seu seu país.
    Muito criativa !! Adorei !!
    Será que se eu fizer com cachaça fica bom… rsrs … :)

    Beijnhos e um ótimo fim de semana
    Marisa

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Paula,
    Não conhecia a receita do eggnog é muito interessante, certamente é deliciosa, linda.
    Ótimo fim de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Olá Paula!
    Um eggnog caseiro deve ficar muito saboroso! Que linda apresentação!
    Beijos e ótimo fim de semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia o Eggnog, mas vou gostar de certeza. Gosto de todos os ingredientes.
    Obrigado pela partilha desta maravilha.
    Gostei muito das fotos. Ficaram lindas.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Mesmo portuguesito deve ser bem bom....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  9. Deve ficar super delicioso mesmo!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Olá
    Ora aqui está algo que nunca experimentei! Mas pelas fotos fiquei com muita curiosidade

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Ando há anos para fazer eggnog, mas ainda não tinha encontrado a receita perfeita...depois de ver esta receita, acho que é este ano que (finalmente!) faço eggnog.
    óptimo post!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Já vi mas nunca me deu para fazer, o a tua versão agradou-me e muito.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá

    Também fico curiosa quando nos filmes de natal há sempre o eggnog...
    Boa suggestão

    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia, mas parece sugestivo, sim :)

    ResponderEliminar
  15. Também tenho alguma curiosidade com o eggnog.
    Mas adorei a tua versão bem portuguesa.
    E sim, com muita canela :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Ai que bom aspeto :) despertaste a minha curiosidade neste eggnog com vinho do porto...
    Bjns
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Olá! vim retribuir sua visita ao meu cantinho, gostei e estou gostando muito do seu. Voltarei mais vezes, seja sempre bem vinda ao meu. Adorei essa receita, com certeza é deliciosa, ainda mais com vinho do porto, hummmm...delicia. Bjocas. ótima final de semana

    Josy

    ResponderEliminar
  18. huuummmm pode ser um para mim, com toda esta neve ia cair que nem uma delicia... beijinho guloso...

    ResponderEliminar
  19. Uma verdadeira delícia c/uma canela assim hummmmmm..... como de olhos fechados!!!! beijos

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!